Sesc Mesa Brasil

Sesc Mesa Brasil realiza ações educativas em Centros de Convivência de Idosos

Com o tema “Saúde Mental, Direitos da Pessoa Idosa e Educação Alimentar e Nutricional na 3ª idade", as ações educativas alcançaram 324 beneficiários no Distrito Federal.

Entre dezembro de 2023 e maio de 2024, o Sesc Mesa Brasil realizou uma grande ação educativa de tema “Saúde Mental, Direitos da Pessoa Idosa e Educação Alimentar e Nutricional na 3ª idade". Ao todo foram atendidas 7 (sete) instituições espalhadas pelo DF que assistem pessoas idosas através de centros de convivência: Idosos da Ceilândia, Obra Social Santa Isabel, Idosos do Varjão, Lar Fabiano de Cristo, Associação Positiva de Brasília, PASES e ASMAC, alcançando um quantitativo de 324 beneficiários. 

"Ao levarmos a essas instituições temas como direitos da pessoa idosa, estamos contribuindo de maneira efetiva para o aumento e percepção dos idosos em relação aos seus próprios direitos, fazendo com que substituimos o sentimento de fragilidade pelo empoderamento. Contudo, conforme preconiza o guia do Programa Sesc Mesa Brasil, é atribuição do Assistente Social desenvolver ações educativas como essa que busca o fortalecimento e autonomia das instituições." explicou Tharcisio Prates, assistente social do Programa Sesc Mesa Brasil.

A Nutrição considera que uma alimentação nutritiva, balanceada e acessível é essencial para a manutenção da saúde na terceira idade. A equipe de Serviço Social juntamente com a de nutricionistas realizaram palestras, com trocas de vivências e orientações pontuais, sobre a importância de uma alimentação adequada e equilibrada.

De acordo com o nutricionista Igor Pereira, quando falamos de nutrição temos que levar em consideração sempre o ciclo da vida em que a pessoa está, da criança ao idoso, e cada fase da vida tem suas peculiaridades. Quando na terceira idade, temos que levar em consideração a condição econômica, onde a pessoa mora, se tem ou não companhia em casa, se tem autonomia física para realizar suas atividades, se tem algum comprometimento físico para comer, se tem alguma doença, onde ela nasceu, quais são suas crenças, entre diversas outras variáveis, para aí sim conseguirmos, como uma linguagem acessível, clara e inclusiva, fazer essa pessoa refletir e melhorar suas práticas alimentares promotoras de saúde.

As ações educativas vão em consonância com o Guia de Orientações do Programa Sesc Mesa Brasil, que orienta a execução de atividades com o intuito de garantir a construção de capacidades individuais e coletivas na busca pela melhoria das condições de vida e pela garantia de direitos básicos a quem ainda se encontra privado deles.

Publicador de Conteúdos e Mídias

ddmTemplate_977705 não é um tipo visível.
Carregando...